Notice (8): Trying to get property of non-object [ROOT/lib/Googl.php, line 69]
Fundação Toyota do Brasil desenvolve projeto "Ambientação"

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, está atingindo uma parcela da população cada vez maior. No fim de 2017.

Fundação Toyota do Brasil desenvolve projeto "Ambientação"

26/01/2018

Percival Maiante, presidente da
   Fundação Toyota do Brasil

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, está atingindo uma parcela da população cada vez maior. No fim de 2017, a entidade anunciou a expansão da iniciativa, que estimula o uso racional de recursos naturais - água e energia – para até 20 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC realizada no município de Artur Nogueira (SP), que contou com a participação de representantes dos municípios e do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante. 

O Toyota Business Practices (TBP), metodologia exclusiva da montadora usada no projeto, pulou os muros das fábricas há dez anos e tem beneficiado escolas, instituições públicas e diversas entidades de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo, e Guaíba, no Rio Grande do Sul, resolvendo qualquer tipo de problema por meio do projeto Ambientação.

“O processo educativo deve ser constante no nosso cotidiano se quisermos transformar cidadãos mais conscientes. Multiplicar as boas práticas para o maior número de pessoas é fundamental para estabelecermos um mundo verdadeiramente sustentável”, explica Percival Maiante.

Até fevereiro, os municípios que tiverem interesse em participar terão a oportunidade de se inscrever para que servidores públicos sejam capacitados a fim de multiplicar o conhecimento do Ambientação em suas área de atuação, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à metodologia, que identifica problemas no consumo de água e energia das unidades e propõe soluções sustentáveis. Cada município poderá indicar até quatro servidores públicos para integrar o programa de treinamento que será promovido pela Fundação Toyota no primeiro semestre de 2018.

O Ambientação está passando por uma fase de ampliação desde 2017 e, agora atuará nas Regiões Metropolitanas que serão eleitas de acordo com a estratégia de atuação do Projeto. Só na cidade de Sorocaba, desde 2014, já foram economizados mais de um milhão de reais.

“Nesses nove anos de projeto, a principal conquista da Fundação Toyota é perceber a mudança de comportamento, principalmente, quando vemos os mais jovens e crianças levando o conhecimento adquirido para casa e sendo exemplos de multiplicadores do bem. Nós temos um orgulho muito grande de poder contribuir com a comunidade”, afirma a coordenadora do projeto Ambientação, Elaine Marques.

As 20 cidades habilitadas a participar do Ambientação na Região Metropolitana de Campinas, são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Flor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.


Fonte:: Redação